Four Ways para Guitar, capa da edição da mpmp

Four Ways para Guitar, capa da edição da mpmp

 

Four Ways, foi feita para a IV Edição do Concurso Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça em 2014. Na altura a obra não venceu nenhum prémio ficando guardada na gaveta. Em 2015, mpmp aceitou a minha proposta de editar a peça. Hoje-em-dia, Four Ways faz parte das minhas obras publicadas.

 

Em 2016, Fábio Fernandes, Guitarrista Português, estudante da Guildhall School of Music and Drama, em Londres, pediu-me para tocar a obra. A estreia aconteceu na Academia de Música de Viana do Castelo no dia 20 de Abril de 2017. Desde então Fábio tem apresentado a obra em diversos espaços, como por exemplo na sala 'Lecture and Recital Room' na Guildhall School of Music and Drama.

 
Fábio Fernandes, Four Ways. Lecture and Recital Room na Guildhall School of Music and Drama no dia  13 de Junho de 2017

Fábio Fernandes, Four Ways. Lecture and Recital Room na Guildhall School of Music and Drama no dia  13 de Junho de 2017

Fábio fernandes

Nasceu em Viana do Castelo em 1996 e iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica em 2007 (11 anos de idade) na Academia de Música de Viana do Castelo na classe do professor Francisco Gomes. Terminou o Curso Secundário de Música em 2014 com 19 valores a guitarra clássica.

Atualmente frequenta a licenciatura em guitarra clássica na Guildhall School of Music & Drama (Londres) com Robert Brightmore, David Miller e Graham Devine. Os seus estudos em londres são generosamente apoiados por Henry Wood Accommodation Trust e Charity of Mary Barnes.

Aliado aos estudos, obteve inúmeros prémios em diversos concursos nacionais e internacionais.

Já participou em masterclasses com os professores David Russel, Fabio Zanon, Ignacio Rodes, Máximo D. Pujol, Antigoni Goni, Margarita Escarpa, Graham Devine, Eduardo Martín, Julian Byzantine, Douglas Rodgers, Michel Sadanowsky, Artur Caldeira.

Ao longo dos últimos anos, tem tocado em inúmeros concertos tanto a solo, como em música de câmara por Portugal e Inglaterra. Como solista, fez concertos em vários palcos de Viana do Castelo, Londres e Norwich.

É regularmente convidado para tocar a solo ou com outros músicos tanto para atividades académicas como profissionais, incluindo convites para dar masterclasses e palestras para outros jovens músicos.

Desde 2012 tem vindo a dar aulas de guitarra tanto particulares como em instituições de música em Portugal e Inglaterra, tendo alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 50 anos de idade.

                                                                                                                                                    Biografia cedida pelo próprio

Pequeno fragmento de Four Ways, segunda secção 

Pequeno fragmento de Four Ways, segunda secção 

Four Ways, processo de estudo, 2016

Four Ways, processo de estudo, 2016

Fábio Fernandes, tem interpretado Four Ways em diferentes sítios entre Portugal e Inglaterra. Em cada interpretação, o Fábio faz com que seja, cada vez mais, melhor que a anterior.

Esta obra é constituída por quatro andamentos, quatro portas, quatro viagens diferentes. Fábio, nos leva sempre para onde a peça comanda, e consegue decifrar exactamente qual o propósito de cada secção. Esta obra não venceu nenhum prémio em 2014, mas outros estavam à espera e especialmente reservados para Four Ways.

Próximos concertos de Four Ways, por Fábio Fernandes.

Próximos concertos de Four Ways, por Fábio Fernandes.

Os próximos concertos serão no dia 25 de Agosto de 2017, na Sede do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC em Viana do Castelo e no dia 26 de Agosto no Casino Afifense em Viana do Castelo. Ambos às 21:30. Mais em concertos