Social Networks

Taking advantage of all the good that social networks can give to people, today I was surfing on Facebook and found a video where Jacob Collier, English jazz young revelation, talked about harmony and about what he called super-hyper-mega-lydian, which is about an interminable scale made of Lydian mode scales where the lydian note (augmented four) is also the 7th of the next scale. For example, in C major lydian scale [C - D - E - F# - G - A - B], the lydian note (F#) is also the 7th of the following scale, so G is the 5th of C major but also the fundamental of G major lydian scale [G - A - B - C# - D - E - F#] so, it is possible to have a interminable scale

IMG_2082.jpg

To this he linked the circle of fifths, because the transpositions of the lydian scale into other is made by the interval of 5th, C - G - D - A - E - B - F# - C# - G#/Ab - Eb - Bb - F.

George Russel talked about the lydian mode, as a possibility of transposition where it is possible to go anywhere, in his book The Lydian Chromatic Concept of Tonal Organisation. Also, Ernest Levy, in his book A Theory of Harmony, talked about the richness of the circle of fifths in the transpositions of harmony and how it is possible to go through the circle of fifths and make the transpositions sounding as natural journeys.

Daniel Davis

Daniel Davis, Rua Carlos Pereira, Lisboa, Lisboa, 1500-139, Portugal

Começou a interessar-se pela Composição ao mesmo tempo que estudava Saxofone no conservatório, tendo como tutor Professor Francisco Loreto e professor Robert Andrés. No ano de 2011 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa no curso de Composição sob a orientação dos Professores Sérgio Azevedo e António Pinho Vargas. Teve aulas de Orquestração, Técincas de Composição, Análise, Sociologia e Estética Musical e História da Musica dos Séc. XX e XXI com os Professores Roberto Alejandro Peréz, Carlos Marecos, Carlos Caires, João Madureira e António Pinho Vargas. Em 2013 ganhou a Menção Honrosa do Prémio de Composição da Antena 2 / SPA e no mesmo ano ganhou, também, a Menção Honrosa do II Prémio de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa realizado na Sala Suggia na Casa da Música do Porto. Em 2014 termina a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa com a nota de 19 valores, sendo atribuída em unanimidade pelo Júri do exame. Em setembro do mesmo ano (2014) ganha por unanimidade o 1º lugar no Prémio de Composição SPA / Antena 2 com a peça “…from the last breath”, tornando-se bolseiro da Fundação Gulbenkian. Como profissional na área da Composição, produz um Teatro Musical no Castelo de São Jorge, encomenda da EGEAC e Castelo de São Jorge para a temporada 2015, participou como compositor no Prémio Jovens Músicos com a peça obrigatória para Saxofone, participa no aniversário como Compositor do Grupo Coral Regina Coeli, participa no projecto “10 Compositores, 3 Gerações 2 Quartetos” produzido pelo Paris Guitar Quartet e Quarteto de Vozes de Lisboa e foi o Jovem Compositor Residente da temporada 2014-2015 da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), reconhecido num concurso realizado por membros da OCCO no passado dia 15 de Novembro de 2014. Em 2015 foi nomeado para o Prémio SPA Autores na categoria Música - Melhor trabalho de música erudita com a peça “Courage…to follow the way”. Actualmente frequenta o segundo ano do Mestrado na área de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do professor Luís Tinoco. Academicamente, tem colaborado em várias Teses/Dissertações de Mestrado, como editor de partituras e análise de partituras.